Base comum curricular é aprovada pelo Conselho Nacional de Educação

Base comum curricular do ensino médio é aprovada pelo Conselho Nacional de Educação

Por unanimidade, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou, nesta terça-feira (4), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio. O documento estava sendo discutido por uma comissão do órgão desde abril e segue agora para o Ministério da Educação (MEC), onde será homologado.

Junto às novas diretrizes para essa etapa da educação, aprovadas no mês passado, a BNCC vai nortear o Novo Ensino Médio em todo o Brasil. Com a medida, o País conclui todas as etapas para implementação de uma base comum para esta fase escolar. O texto relativo ao ensino fundamental e à educação infantil foi homologado no ano passado.

O que é?

A Base Comum estabelece um conjunto de conhecimentos essenciais e indispensáveis às crianças e jovens em cada etapa da educação (infantil, ensino fundamental e ensino médio). Com isso, a BNNC deve promover a qualidade da aprendizagem e reduzir as desigualdades educacionais do País.

As novas normas serão um modelo para a elaboração dos currículos das redes municipais, estaduais e federal de ensino, e valem tanto para as escolas públicas quanto para as privadas.

04/12/2018 Fonte: Ministério da Educação