ELEIÇÕES: Saiba como justificar o voto

Você está longe da zona eleitoral onde deve votar? O eleitor que estiver fora do domicílio eleitoral não deve esquecer de justificar a ausência no dia da eleição, em qualquer local de votação ou posto de justificativa eleitoral. Para preencher o formulário de requerimento de justificativa, é necessário levar um documento oficial de identificação e o número do título de eleitor.

Ainda é possível retirar o formulário pela internet, no site www.tse.jus.br. Caso a pessoa esteja fora do País, tem 30 dias, a contar do retorno ao Brasil, para justificar. Já quem mora no exterior, deve comparecer a embaixada, consulado ou missões diplomáticas brasileiras para justificar ou votar. O assessor de planejamento do TRE-DF, Marcelo Souto Maior, destaca alguns dos problemas que a pessoa pode ter caso não justifique o voto.

 

"Se ele não votar, e não justificar e não procurar a Justiça Eleitoral, vai incorre em multa imposta pela Justiça Eleitoral. Se ele não pagar essa multa, não fizer nada disso, ou seja, ele não vai estar quite com a Justiça Eleitoral. Então, ele pode ter dificuldade na inscrição de um concurso público, ele não vai conseguir obter passaporte também, carteira de identidade, porque eles pedem essa quitação com a Justiça Eleitoral."

A estudante mineira de 21 anos, Flavia Caixeta, justificou o voto uma vez e afirma que o ato é simples.

Flavia Caixeta, estudante

"É rápido. Nas eleições para presidente eu justifiquei o voto tanto no primeiro dia, como no segundo turno. Eu fui em qualquer escola que está acontecendo as eleições eu vou lá e justifico com a pessoa."

A eleição para vereador e prefeito vai acontecer no próximo domingo, seis de outubro. Caso haja segundo turno os eleitores voltam as urnas no dia 28 do mesmo mês. Apenas em Brasília não vai haver votação. Não esqueça de votar ou justificar a falta nas urnas.

Reportagem, Rodrigo Nunes

04/10/12